Reforma da fazenda Brígida e Francisco

Chamada para transformar dois galpões de uma antiga fazenda de arroz, em Quiririm na cidade de Taubaté, em espaços para curtir os finais de semana em família e amigos. Meus olhos brilharam ao ver tão lindo cenário para a transformação que o espaço possibilitava. Minha mente começou a trabalhar em prol deste desafio.


Basicamente os galpões foram divididos em dois ambientes distintos, sendo um o setor íntimo, composto por uma suíte, um quarto, banheiro social e sala de TV para desfrutarem de um ambiente prático e acolhedor.


Criamos uma varanda ao longo da construção, visando melhorar a qualidade térmica do galpão e ao mesmo tempo, gerar um espaço agradável de convívio onde todos possam contemplar a linda vista para um lago.


Já o outro galpão ficou incumbido de abrigar o setor social, com uma área de lazer muito gostosa e ampla, projetada para abrigar confortavelmente um bom número de amigos e curtir momentos especiais.


Como não poderiam faltar os protagonistas de uma boa área de lazer temos a churrasqueira, o fogão a lenha e forno de pizza que ocupam o centro do espaço. Uma grande mesa de cimento queimado se posiciona na frente deste conjunto para acomodar as pessoas em suas refeições e aqueles bate-papos regados a histórias e lindas lembranças. O barrado de ladrilhos hidráulicos forma um tapete para a mesa, finalizando o aspecto do ambiente rustico, porem contemporâneo, pelo uso em diversas aplicações do cimento queimado.


Grandes tijolos de demolição que, tirados do próprio local, foram usados para construir as novas paredes desse projeto renovando com estilo e bom gosto.


O mesmo detalhe do piso no galpão social aparece na varanda do outro, fazendo uma menção visual pelo material e forma de colocação.

As paredes do primeiro galpão foram descascadas e mantivemos os tijolos aparentes e nos espaços que precisamos de proteção especial foi trabalhado com cimento queimado.


Usamos essa dupla para todos os ambientes criando uma conexão harmoniosa e rica em histórias e detalhes que podem ser percebidos inclusive nos banheiros.


Um trabalho assim nos faz mergulhar de cabeça no processo, entender o que temos e onde podemos chegar. Porém o mais importante é que os olhos dos proprietários brilhem ao final de um processo e o inicio da utilização.


Ana Luísa Patrick

Arquiteta









77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo